Galeria “Dom Bosco das crianças” é inaugurada no CSDP

foto_2014_08_28_02
A Família Salesiana do mundo inteiro iniciou no último dia 16 de agosto as comemorações do bicentenário de nascimento de seu fundador, Dom Bosco. A preparação para esta festividade começou ainda em 2009, quando uma urna contendo os restos mortais do santo começou a visitar cada obra salesiana dos 132 países em que está presente. Nos anos seguintes, foi proposta a reflexão sobre os temas: a história, a pedagogia e a espiritualidade de Dom Bosco, respectivamente.
Em comunhão com toda a Congregação, a presença salesiana de Barbacena-MG abriu, no dia 16, as comemorações do Bicentenário com a inauguração de duas galerias de artes que retratam a vida e missão de São João Bosco. A galeria “Dom Bosco”, é uma exposição de 60 quadros do foto-escultor Italiano Domenico Mastroianni, que foi trazida à Barbacena na década de 70 pelo Padre José Vieira Vasconcelos e encontra-se aberta para visitação do público na Casa de Retiro.
Já a galeria “Dom Bosco das Crianças” é do artista plástico mineiro Hélio Faria. Que esteve presente ao lançamento e foi homenageado. Hélio afirmou, juntamente de sua família, nutrir uma profunda amizade com Dom Bosco e os salesianos. “Fui me tornando salesiano a medida em que fui conhecendo Dom Bosco. Quem conhece Dom Bosco apaixona-se!”, contou.
O homenageado terá a sua arte eternizada na história salesiana, segundo o irmão Raymundo Mesquita, “O Hélio Faria é aquele que melhor retratou a relação entre Dom Bosco e as crianças com os olhos do próprio Dom Bosco”. Toda a família Faria esteve presente para homenagear seu genitor e receber homenagens dos salesianos que reconhecem a fecundidade desse legado da família Faria.
A galeria “Dom Bosco das Crianças” origina-se do livro que leva o mesmo título e que foi inspirado no trabalho realizado pela Inspetoria São João Bosco à pedido do arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim Fernandes de Araújo. Intitulado Programa Casa Dom Bosco, atualmente ele possui duas unidades na capital mineira e é um serviço de acolhimento institucional para adolescentes em situação de violação de direitos, cujo vínculo familiar e comunitário está rompido ou fragilizado. As unidades são semelhantes a uma residência para garantir a relação mais próxima com o ambiente familiar.
A coleção de 32 quadros que, segundo o artista, são bem coloridos para assegurar a alegria das crianças de Dom Bosco, está em exposição no Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, em Barbacena.

Confira mais sobre Galeria “Dom Bosco das Crianças” clicando aqui.

Spread the word. Share this post!

Leave a comment